03/09/2014

TURISTANDO: ITU - SP (CIDADE DO EXAGERO!)

Olá amores, tudo bom?
Hoje venho com um post super legal e novidade aqui no blog também (adoro)! Que é o post "TURISTANDO" (que vem de turista), onde conto um pouquinho de cidades por onde eu passar. Logicamente que não terá esse post sempre, porque não viajo todo mês, mais sempre que passar por alguma cidade legal, irei postar aqui pra vocês. Até como uma opção de passeio, sugestões e etc.

Começo com a cidade de Itu que é aqui do interior de São Paulo, pertinho da minha cidade (Sorocaba). Eu já tinha ido várias vezes pra lá em pesqueiros, mais nunca tinha ido no centro da cidade mesmo, onde tem várias coisas em tamanho extra grande rs. Como vocês podem ver nas fotos abaixo:


Achei muito legal ver tudo em tamanho "GG", foi super divertido nossa passada pela cidade, fomos em um domingo e as lojinhas estavam todas abertas e acreditem, lotadas! rs. Vocês nem imaginam a infinidade de coisas grandes que vocês encontram nas lojinhas.
Tirei umas fotinhas de algumas coisas que tinham nas lojinhas pra vender, dava vontade de trazer tudo, porque são muito engraçadas as coisas que encontramos por lá, onde você encontra um cotonete ou um absorvente de +/- 30 cm? rs.

Segue abaixo uma breve história da cidade de Itu, conhecida como a "cidade do exagero".

" Francisco Flaviano de Almeida, o querido Simplício, foi um dos mais importantes humoristas que o Brasil e o mundo puderam ver. Para os ituanos, sua importância é ainda maior: ele foi o responsável pela fama de Itu como "a cidade onde tudo é grande", e com isso, esteve à frente do grande salto econômico que aconteceu no município nas décadas de 1960 e 1970, que foi impulsionado pelo turismo lúdico inventado por Simplício, através da "lenda do exagero".

De acordo com o jornalista Salathiel de Souza, autor de uma extensa pesquisa sobre o humorista ituano, sem essa "lenda" criada por Simplício, Itu não teria se expandido tanto na época, tampouco se tornaria conhecida nacional e internacionalmente como o lugar "onde tudo é grande". “Grande parte do crescimento econômico e populacional da cidade foi resultado direto da publicidade engraçada e gratuita que Simplício fez de sua terra natal, gerando divisas para os cofres do comércio e do município, atraindo investimentos na área industrial e turística”.
Onde tudo começou.
Um dia, no banco da praça do programa humorístico "Praça da Alegria, na extinta Rede Tupi, Simplício burlou o script.

Seu personagem era um caipira do interior. Manoel de Nóbrega, que apresentava o programa, costumava pedir que a esposa explicasse ao público o tamanho dos objetos que existiam em sua terra. Havia sempre o exagero. Um dia, Simplício arriscou: "Ofélia, diga o tamanho da mandioca que tem lá na nossa cidade, em Itu".

Nesse momento, Nóbrega, ao vivo, brincou com o comediante: "promovendo, hein?" Desde então Itu tornou-se a cidade onde tudo é grande. Pessoas do Brasil todo mandavam a Itu seus legumes fora do comum, a fim de que fossem parar na TV."
Fonte: itu.com.br

Então é isso meus amores, espero que tenham gostado de mais essa novidade.
Um super beijo!

3 comentários:

  1. Muito bom Maria!!!! Amei conhecer essa cidade do exagero kkkk junto com vc! Estou amando cada vez mais os posts, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando dos posts flor, estou tentando melhorar cada dia mais! Super beijo

      Excluir
  2. Oii bom dia sou de São paulo tenho uma lojinha de 2.99 e estou procurando balas pirulitos e utensílios de itu .. vc teria essa disponibilidade pra mim..whasts 11 965617571

    ResponderExcluir

Maria Moraes © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.